Palestra no Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional com o Tema: “A violência contra a Pessoa Idosa”

Em alusão ao dia 15 de Junho Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra o Idoso, realizou-se nesta data uma palestra no Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional com o Tema “A violência contra a Pessoa Idosa”, na qual foi palestrante o Pesquisador Social Dr. Marcelino Pintinho.

O evento foi prestigiado com presenças de personalidades de referência. Estavam presentes cerca de 90 efectivos das diferentes Direcções que integram o Comando da Polícia Nacional em Luanda ligados ao sector de Educação Moral e Cívica, cerca de 20 pessoas Idosas tuteladas pela Associação de Amizade e Solidariedade para com a Terceira Idade, distintas personalidades convidadas pela Associação e trabalhadores da AASTI.

Segundo o prelector, os Direitos da Pessoa Idosa, encontram o seu enquadramento legal apenas em dois diplomas que são: Carta Universal dos Direitos Humanos (Art.º 1º e 16º) e Decretos Presidenciais (179 e 180) e que das mais variadas formas de violência, segundo Pintinho, destacam-se a violência institucional, o abandono familiar, a violência física e psicológica, a negligência, situações culturais (acusados de feitiçaria) e exploração financeira. Como consequência, estas violências são susceptíveis de provocar tentativa de suicídio por parte da Pessoa Idosa, raiva dos parentes (preferindo muitas vezes ao isolamento), angústia e depressão, fazendo com que diminua o seu tempo de vida.

Fevereiro 28, 2019